domingo, novembro 27, 2005

Jornada da Confiança

Não sei se já tinha postado, mas eu estava ajudando a preparar um evento chamado Jornada da Confiança. É como um encontro, mas que tem 4 meses de preparação nas paróquias e quem organiza é uma comunidade chamada Taizé. Veio gente do mundo todo, ajudar na preparação da jornada do ABC paulista. Bolivianos, europeus ... nestes 4 meses, pude conhecer novas pessoas, pessoas maravilhosas e inesquecíveis. Que mesmo de países ou de estados distantes, tinham o mesmo ideal.
A Jornada aconteceu no feriado de 15/11, acolhemos pessoas de outros estados e países em todas as paróquias. Lá para igreja, vieram 4 paranaenses, uma pessoa do interior paulista, e um frei de Belo Horizonte. A amizade que pudemos fazer nestes 4 dias, não tenho palavras pra explicar. E espero voltar a ver todos em breve.
A jornada se organiza, mais ou menos, da seguinte forma, visitamos lugares de sofrimento e esperança em cada comunidade. E estas visitas foram incríveis, porque convivo aqui há tanto tempo e não via o que estava escancarado na minha cara.
Quando todos se reunem no ginásio, uns 2000 jovens, temos apresentações culturais e oficinas. Eu assisti uma sobre Arte Sacra e outra que falava de se perceber o que existe de comum nas diversas religiões, inclusive nas que não são cristãs. Foi maravilhosa esta oficina. Deu aquele tumulto, porque normalmente, quando se fala em outras religiões dentro da igreja católica, se fala das cristãos. Difícil é gente perceber que Deus se manifestou de diferentes formas nas diferentes culturas.
Não é meio absurdo, entender a religão de quem dominou, sendo a certa, e dos que foram dominados, manifestações diabólicas?
Bom, não vou me estender neste assunto, pois não sou estudiosa das religiões.
E tiveram os momentos de oração, fiquei muito feliz porque foi apresentado algo novo aos jovens, o silêncio e a contemplação. Eles puderam descobrir uma oração que não requer pulinhos ou danças.
Nada contra, que as pessoas dancem ou cantem, mas temos hoje um problema sério no mundo que é o fundamentalismo, e vejo que a Renovação Carismática católica, a vertente do padre Marcelo, tem trazido isto para nossa igreja.
Enfim ... a jornada acabou, ficou a semente, vamos agora fazer dar bons frutos.

Muita coisa mudou em mim ...

"Deus é amor, arrisquemos viver por amor
Deus é amor, ele afasta o medo "