terça-feira, janeiro 03, 2006

Viagem a Bahia - Parte I

Sai de viagem, 32 horas de ônibus até a Bahia. Eu, 2 freiras e uma aspirante a freira. Eu me dou bem em viagens, durmo bastante, como, leio muito. Fui pra Bahia ser monitora de uma colônia de férias para crianças carentes, um projeto da comunidade Taizé.
Nos primeiros dias, me hospedei na casa das irmãs de Santo André, vizinhas a comunidade. Não pensem que pra mim, isto é comum, não é. Mas foi como em uma casa normal, exceto não vermos muita tv, só jornal, não ouvirmos rádio, e o silêncio da última oração da noite até as 10 da manhã. Toda esta experiência pra mim foi boa.
No primeiro dia já comi 5 cajus, umbu, acerola ... tudo do quintal.
Alagoinhas é uma cidade mesmo bem pobre, ou melhor, a parte periférica onde eu estava. As crianças com as quais eu trabalhei, tinham casas do tamanho do meu quarto, tinham uma família super desestruturada. A minoria morava com pai e mãe. Eram vítimas não só da miséria mas também da violência.
Não sei explicar porque, mas lá existem muitas crianças cegas, surdas e surdas cegas. Imagino que alguns ou muitos casos sejam consequências das tentativas de aborto.
O trabalho que a comunidade Taizé faz com estas crianças é maravilhoso, os irmãos Taizé ( monges) são extremamente amorosos e pacienciosos com as crianças.
A única coisa que senti muita falta, foi mesmo da internet.
Então fui tomando notas num caderninho que vou passando pra cá aos poucos.